Um mergulho no passado
Escrito e dirigido por Edson Lemos Akatoy baseado no argumento de Edson e Ana Aragão Batista, Estrangeiro é um fascinante quebra-cabeças de sons, imagens e sensações entre a estranheza e o pertencimento. Uma viagem sensorial e nostálgica nas memórias de Elisabete (Cecilia Retamoza), uma jovem mulher que viveu sua infância na paradisíaca praia de Tabatinga, no nordeste do Brasil. Devido a um misterioso trauma, Elisabete abandonou seu lar e nunca mais permaneceu em um só lugar. Aos trinta anos, Elisabete anseia por uma identidade. Ela não se sente confortável em sua própria pele, uma estrangeira em seu mundo.
Estrangeiro fez sua primeira exibição na 17º Mostra do Filme Livre, a maior mostra de cinema independente do país, em abril de 2018 nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Participou também da primeira edição do Festival de Cinema de Pedra Azul, no Espírito Santo, faturando três troféus “Rota do Lagarto” de MELHOR FILME, DIREÇÃO e FOTOGRAFIA; no 13º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na Paraíba, recebendo do júri oficial o prêmio de MELHOR FOTOGRAFIA; e mais recentemente integrando o Panorama Brasil da III Mostra Sesc de Cinema.
Internacionalmente, Estrangeiro percorreu vários países em mostras e festivais como México, Espanha, Portugal, Rússia, Índia, Líbano, Colômbia, Itália, Chile, Equador – onde ganhou os troféus “Iguana Dourada” de MELHOR FILME e MELHOR FOTOGRAFIA no Festival de Cinema de Guayaquil – e MELHOR FILME e MELHOR FOTOGRAFIA no Festival de Cinema Independente de Swindon, no Reino Unido.
Integram o elenco as atrizes Bruna Belmont, Solana Bandeira, Challena Barros, Ana Maria Nunes, Cecília Cunha, Jamila Facury, Jasmina Lemos, Saskia Lemos, o ator Paulo Philippe, as atrizes mirins Melina Gabriel e Luiza Picado e participação especial da cantora Amanda Autoo.
Com produção da Cabradabra Filmes e coprodução da Restinga Filmes, Estrangeiro também apresenta sua canção original “Estrangeira”, composta e interpretada pelo artista paraibano Erick de Almeida e a artista espanhola Marta Sanchís Clemente.
Brasil, 2018, 114 min, 12 anos